Primeiro Mini "electrificado" estreia em Los Angeles
Podemos elencar o aumento das dimensões, as novidades estéticas, a melhoria do espaço habitável e até as novas tecnologias de auxílio à condução ou o ecrã táctil com novas capacidades de conectividade. Mas não há volta a dar, o grande destaque da segunda geração do Mini Countryman tem mesmo de ir para a versão híbrida plug-in, a primeira variante electrificada comercializada pela marca. E, como não poderia deixar de ser, a versão "electrificada" é um dos grandes destaques da Mini no Salão Automóvel de Los Angeles.
À frente estará o motor de três cilindros, turbo, e 1,5 litros, com 136 cv, acoplado à caixa automática Steptronic de 6 velocidades, movendo as rodas dianteiras. No eixo traseiro estará um motor eléctrico de 65 kW (equivalente a 88 cv) que move as rodas posteriores através de uma caixa de uma única velocidade. Isso faz com que este Mini híbrido mereça o logo ALL4, pois torna-se um quatro rodas motrizes, embora possa funcionar apenas com as rodas da frente a "puxar" ou só com as de trás a "empurrar".
A combinação dos dois motores faz com que o Mini Cooper S E Countryman ALL4 debite um total de 224 cv e 385 Nm, conseguindo acelerar até aos 100 km/h em menos de 7 s! Por outro lado, tem a possibilidade de rodar em modo puramente eléctrico, conseguindo uma autonomia máxima de 40 km. Mas também pode atingir os 125 km/h sem gastar gasolina, caso em que, todavia, a autonomia eléctrica não chegará certamente aos 40 km…
Para o Cooper S E Countryman ALL4, a Mini anuncia emissões de CO2 de apenas 49 g/km, a que corresponde um consumo médio de 2,1 l/100 km. Valor notável que contará, obviamente, com bastantes quilómetros feitos a gastar… electrões! Com o Countryman a Mini electrifica-se, muitas décadas depois de se ter tornado famosa pelos seus modelos… electrizantes!